Queimaduras - o que fazer?

As queimaduras são caracterizadas por danos à pele e em alguns casos tecidos mais profundos podem ser comprometidos. Elas são classificadas de acordo com a profundidade e mensuradas de acordo com o percentual da superfície corporal queimada.



👉🏻Classificação das queimaduras:

✨1º grau: também chamada de queimadura superficial, envolve apenas a epiderme (a camada mais superficial da pele). Os sintomas são dor local e vermelhidão, mas com palidez na pele quando a região é tocada. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhora no intervalo de 3 a 6 dias, podendo descamar e geralmente não deixa sequelas.



✨2º grau: é dividida em 2º grau superficial e 2º grau profundo.

O 2o grau superficial envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Os sintomas incluem aparecimento de bolhas e aspecto mais úmido da lesão. A resolução deste tipo de queimadura pode levar até 3 semanas quando espontâneo e são necessários cuidados locais com higiene e curativos com prata. Podem ocorrer alterações de coloração na cicatrização.

O 2º grau profundo acomete as camadas superficial e profunda da derme. Por ser mais profunda pode não cicatrizar espontaneamente. Nesses casos pode haver necessidade de realização de um enxerto de pele.

✨3º grau: queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões mais esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes, que necessitam de abordagem cirúrgica (retirada do tecido desvitalizado e realização de um enxerto de pele na maioria dos casos)

O que fazer em caso de queimadura?
  • Se afastar imediatamente do agente agressor (fogo, água quente, vapor, materiais químicos)

  • Retirar roupa e objetos que possam perpetuar a queimadura

  • Em caso de queimaduras superficiais, lavar com água corrente

  • Em caso de queimaduras profundas, cobrir com panos úmidos e procurar atendimento no Pronto Socorro imediatamente

O que NÃO fazer em caso de queimadura?
  • Não coloque gelo sobre a área queimada!! O gelo irá prejudicar a irrigação sanguínea local e pode até mesmo provocar piora das lesões

  • Não se deve "furar as bolhas" por conta própria. A manipulação inadequada das lesões pode provocar infecção local. O desbridamento das queimaduras deve ser realizado por profissionais capacitados e em ambientes adequados!




DRA RAISSA ANTONELLI

Cirurgiã Plástica

CRM 169.792

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo