Pacientes com infecções de garganta bacterianas recorrentes ou um episódio de amigdalite muito forte não tratado corretamente podem evoluir com acúmulo de pus em volta da amígdala. É uma complicação denominada abscesso periamigdaliano.
Os sintomas são dor intensa na garganta, febre, trismo (limitação para abrir a boca – mandíbula travada) e ínguas no pescoço. Quando o otorrino olha a garganta ele observa uma das amígdalas abaulada, empurrando a úvula (sininho) para o outro lado.
Trata-se de uma urgência, pois os comprimidos de antibiótico não são suficientes para eliminar essa coleção de pus. A drenagem deve ser realizada para evitar que a infecção se espalhe para o pescoço e tórax. Junto com a drenagem, o otorrino pode remover também as amigdalas para evitar recorrência do problema. Além do procedimento, o paciente deve tomar antibióticos e anti-inflamatórios injetáveis por pelo menos 48 horas.
O atendimento, diagnóstico e tratamento precoces podem salvar a vida do paciente.
Não espere a situação agravar-se, consulte o otorrino!
DRA VANESSA B. C. ROCHA
CRM 162.728 | RQE – 66525
Fiz a drenagem na garganta, a um mês e meio, mas quando forço a garganta para cantar por exemplo, sinto uma leve ardência, como se fosse um pigarro, o que pode ser?